<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, abril 29, 2004

as conversas por chat ou messengers, pela necessidade de resposta rápida e lesta, têm contribuído bastante para a deturpação da forma escrita do português, tanto ao nível da construção de frases, como ao de vocábulos.
não me provoca qualquer repulsa o aparecimento de novos vocábulos, até sou bastante adepta do calão.
já não gosto assim tanto de ler frases mal construídas. do sujeito não conjugar com o predicado. das palavras terminadas em “mos” terem sistematicamente o hífen antes do dito. das vírgulas a separarem o sujeito do predicado. e a ausência delas.
já houve uma polémica qualquer na AR por causa de uma vírgula. recordo-me que na altura não liguei nenhuma e nunca cheguei a perceber o que se tinha passado.
mas ontem, ao presenciar uma conversa virtual e estando um pouco fora do contexto da conversa, fui levada ao engano exactamente pela ausência de uma vírgula.
em determinada altura leio:
“um dia voltarei com o grande sim”
exultei, confesso, porque sabia o quanto isso era importante para essa minha amiga.
finalmente ela tinha uma esperança que a situação se iria resolver mais cedo ou mais tarde. e a vida é um pouco isso mesmo. uma sucessão de pequenas esperanças que nos fazem caminhar todos os dias.
dei-lhe o toque em privado “então? isso caminha…” e expliquei-lhe a minha conclusão.
estava errada. o que tinha sido pretendido dizer era: “voltarei um dia com o grande, sim”
e eu… com ar de parva, pensei, ainda bem que não é nada comigo. teria levado com um balde de água fria.
tudo por causa de uma vírgula.
ou a ausência dela.

|
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?