<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, outubro 04, 2006

2150 - ouvidos de aluguer (à borla) 

hoje, enquanto tentava fugir às garras do polvo que é o trânsito da A5, ouvi o programa do Júlio Machado Vaz e da Ana Mesquita. a certa altura ela disse qualquer coisa como "falar serve de catarse". e ele respondeu-lhe uma coisa extremamente importante. disse que é verdade, falar serve de catarse. mas se só falarmos e não procurarmos dar sentido ao que dizemos, não tarda temos, outra vez, o copo cheio dos mesmo problemas.

isto tocou-me especialmente. e porquê? não por ser novidade. aliás, pelo facto de fazer terapia, tenho mais que obrigação de perceber e de o pôr em prática.
mas porque a quantidade de pessoas que tenta fazer isso com os outros, não está nem nos livros!
estão com problemas, apanham alguém que lhes empresta o ouvido e zuca! toca de despejar lixo para cima do outro. depois, ficam aliviadas e lá vão contentitas da vida. passado um tempo, voltam a querer alugar-nos o ouvido e zuca! despejam mais uma quantidade de merda, exactamente igual à primeira, as mesmas frases, os mesmos receios, os mesmos choros, e quando estão aliviadas, adeus e obrigada, és muito querida, és uma grande amiga, blá, blá, blá, blá!. e uma gaja se não se põe a pau, e não arranja uma máquina de reciclar aquela trampa toda, está não tarda no Miguel Bombarda (este exagero foi para encontrar uma rima).
comigo não contem para esse peditório! por isso é que quando vêm ter comigo e repetem coisas que já ouvi (sem nenhum avanço em relação à última vez), eu me ria, desdramatize e em última instância, se ficam muito chateados, mando-os para o psicoterapeuta. invariavelmente me respondem "não é preciso, eu sei bem onde é que estão os problemas" ou "eu sou forte não preciso que outra pessoa (psicoterapeuta) me ajude", etc, etc, etc. pois, eu até aceito isso tudo! cada um sabe de si e do que quer para a sua vida. mas, por favor, não me macem com os vossos probleminhas! eu tenho os meus e já me chegam! e o ouvido, que eu alugo, é profissional, está lá para isso e cobra 50€/50m.
e a isto não se chama egoísmo. chama-se sobrevivência. mental. e é uma coisa muito importante!

|
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?